domingo, 20 de setembro de 2015

Teste de memória para o Master System (4)

A placa para o cartucho foi confeccionada utilizando-se uma placa dupla face, onde foram feitos sulcos utilizando o riscador de placa de forma a criar as ilhas. A ligação entre as ilhas e os terminais da EPROM foram feitas com fio esmaltado.
Placa improvisada

Cartucho de testes. Foi deixada provisão para alguns CIs extras

Uma 27256 foi gravada com o arquivo 'output.sms' e o cartucho foi inserido no Master System. Os primeiros resultados foram promissores. O teste da RAM sempre dá certo e o teste da VRAM sempre falha, e a cada vez que o Master System é ligado com o cartucho, os caracteres 'bagunçados' mudam um pouco, como pode ser visto no vídeo abaixo:


Tudo indicava um problema na RAM de vídeo mesmo. Daí comecei a fazer os testes de continuidade entre o VDP e as 2 RAMs pseudo-estáticas mas todas as ligações estavam em ordem.

Em determinado momento mexi um pouco o trimmer e ao religar o vídeo-game uma surpresa: As cores apareceram perfeitas!
Cores corretas.
Nesse momento as coisas ficaram estranhas, uma vez que com o cartucho de teste as cores ficam em ordem, porém os erros continuarm.
Cores em ordem, porém erro na VRAM
Mexendo um pouco mais descobri que a TV LCD tenta se adaptar à subportadora de cor, uma vez que se o trimmer for ajustado lentamente, as cores continuarão as mesmas. Porém uma mudança mais brusca, como a provocada pelo contato (ou retirada) de uma chave de fenda no eixo do trimmer fazem com que muitas vezes a TV deixe de exibir a imagem.

Bom, já descobri que não devo fazer ajuste na frequência da subportadora utilizando uma TV muito moderna, mas se não tiver outra TV, a cada pequeno ajuste, o vídeo game deve ser desligado e depois religado.
Quanto ao cartucho de testes, achei estranho os erros que ele está acusando na VRAM, bem como os caracteres 'intermitentes' uma vez que a tela inicial de seleção de jogos é desenhada sem problemas.

Infelizmente descobri outro defeito no vídeo game, relacionado ao chip que lê os joysticks, senão teria jogado um pouco para ver se apareceriam artefatos na tela.


Nenhum comentário: